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7 Táticas infalíveis para iniciar o seu negócio

Mario Piva

Bacharel em Design Gráfico pela Faculdade SATC (Criciúma/SC), 21 anos de idade e atuo há quase uma década na indústria gráfica. PhD em desmontar coisas, formas e objetos. Acredito que o caminho da felicidade é feito de aipim frito e suco de laranja (ainda vou provar isso!)

Olá Moovers! Como estão? Espero que estejam bem! 😀

Hoje resolvemos trazer aqui 7 táticas infalíveis pra você que quer iniciar o seu negócio, sua startup, seu projeto, enfim, mas se sente completamente perdido e nem sabe por onde começar. Acalme-se! Sente e relaxe, porque agora vamos “prosear”, como diria um velho amigo meu. Antes de mais nada, você precisa ter em mente que planos para longo prazo são sempre muito bem-vindos em qualquer negócio, por menor que seja. Certo? E que além disso, você precisa identificar os custos, prós, contras, e aquela novela de sempre, que você já deve ter noção. Eu estou aqui pensando que você esteja muito inspirado, e acho isso muito dahora! Agora, vamos canalizar essa inspiração em foco e planejamento, pra no final, colhermos bons frutos. Bora lá então?

01 – COMPLETE O SEU PLANO DE MARKETING

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Marketing é algo que exige tempo e esforço, mas acredite, vale muito a pena! Henry Ford já dizia que se ele só tivesse 1 pila na carteira, investiria no marketing. Mas não é sair patrocinando qualquer coisa não, champs! Precisamos fazer isso da maneira correta, até pra você acabar não jogando dinheiro pelo ralo. Considere como essencial alguns pontos, dentre eles:

  • Mídias Sociais: Páginas no Facebook, Instagram, Google+ e Twitter;
  • SEO (Search Engine Optimization, ou, Otimizar os Motores de Busca) do seu site ou blog;
  • Manter e valorizar clientes que já compraram ou lhe contrataram: Cupons de desconto, atualizações, brindes ou cartões de agradecimento;
  • Conhecer os seus clientes pessoalmente: Em alguns casos é meio improvável, principalmente se você tiver um e-commerce. Mas o contato pessoal é algo muito mais intenso e persuasivo do que via web;
  • Comparecer em eventos: Feiras, shows, exposições, eventos de voluntariado, enfim, são ótimos canais pra distribuir seus cartões de visita, e conhecer parceiros;
  • Marketing de conteúdo: Talvez o mais importante. Mande e-mails semanais com promoções, atualizações ou portfólio. Uma newsletter nessas horas sempre cai bem.

Um bom plano de marketing pode elevar suas vendas a um nível gigantesco, e acredite se quiser, não é tão complicado assim montar um, você só precisa dedicar um tempo de sua rotina de negócios para ele. Esse link pode te ajudar muito!

02 – CRIE PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS

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Facebook e Google+ já são indispensáveis! E você pode começar por aí mesmo. Além de serem uma baita ferramenta pro reconhecimento do seu trabalho lá fora, a grande maioria é di grátis e de quebra, faz uma ponte gigantesca entre sua marca e o público-alvo. São várias as mídias disponíveis, e cabe a você julgar e direcionar a que melhor se encaixa no seu negócio. O Instagram por exemplo, é uma ferramenta ótima para os fotógrafos de plantão! Além de uma exibição clara e instantânea , você pode ser encontrado pelas hashtags que usar na legenda, ou pela similaridade de gostos de outros usuários. E pra deixar seu conteúdo bonitinho, cheirosinho e atraente, tem esse nosso post que vai te quebrar um galhão!

03 – TENHA UM PORTFÓLIO

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As pessoas querem saber o que você faz, e pra quem você já fez. Assim, se sentem mais confiantes em apostar no seu negócio. Um portfólio é algo indispensável para qualquer negócio! Citando o exemplo da fotografia novamente, se você fizer algumas fotos de diferentes horários e locais, usando todo o seu skill set e principalmente, mostrando às pessoas as vantagens de contratar você como profissional, seu trabalho rende muito mais! Lá na gráfica onde trabalho, imprimimos algumas amostras com a nova impressora quando chegou, e acredite, nós triplicamos as vendas! Sabendo usar o portfólio a seu favor, você vai longe, gafanhoto. Boa sorte!

04 – CONFIGURE SEU FLUXO DE TRABALHO

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O que você precisa pra ser mais produtivo? Aqui, é importante mencionarmos a gestão do tempo, e o quão ela é importante tanto no sucesso como no fracasso. Sendo assim, você precisa estabelecer uma rotina (lê-se planejamento) de como será o seu fluxo de trabalho, por exemplo: criar uma promoção > divulgar no Facebook às 14h > captar clientes > gerar conteúdo pro blog > feedback dos resultados > análise dos resultados obtidos > melhorar o que for preciso > lançar outra promoção, etc. Fazendo isso, você já economiza e canaliza boa parte do seu tempo, o que pode ser julgado como lucro. Considere o dinheiro apenas um resultado de suas ações, e não uma meta, pois isso pode te atrapalhar um pouco.

05 – COMECE A BLOGAR

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Há muitos bons motivos pra você começar a escrever! Um deles, é poder mostrar aos seus clientes dicas valiosas do seu ramo. Usando o exemplo da fotografia (mais uma vez), você pode falar sobre o que vestir num photoset, ou algumas dicas para fotografias legais com smartphones, filtros, tratamento de imagem, enfim, é um ótimo lugar pra ensinar coisas valiosas. Quem aprende, sempre vai lembrar de você como referência. Um segundo motivo, que acho muito válido, é poder praticar o SEO que falei lá no início. Procure escrever de um jeito que o Google entende, o que não é difícil, mas precisa obedecer algumas regrinhas (que você pode ver aqui). Assim, seu site sempre estará no topo das buscas, hehe.

06 – TENHA UM PORTFÓLIO NA WEB

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Um website fodão! Que mostre pro que é que você veio. Se você não souber programar, contrate o melhor web-designer que você conseguir! Vai valer cada centavo. Ah! E procure evitar sites que fazem isso “de graça” pra você, pois seu negócio vai acabar aparentando ser mais do mesmo. Tenha como meta ser o diferencial de todo esse nicho, e você será lembrado por isso.

07 – MANTENHA UMA BOA RELAÇÃO COM SUA CLIENTELA

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Como falei antes, é muito importante você valorizar quem adquire seu tipo de serviço ou produto. Como eles já possuem uma experiência de compra com você, certifique-se que eles estejam sempre atualizados com ofertas, promoções ou novos trabalhos. Jamais esqueça de agradecê-los, ou ao menos desejar “feliz aniversário” no Facebook. Por mais que você ache que isso não acrescenta em nada no seu negócio, há uma enorme chance de seus clientes se encantarem com o seu trabalho, e indicarem você para outros projetos, de outros clientes. Nessa hora o famoso boca-a-boca não falha.

FINALIZANDO

Bom, esperamos que este artigo tenho sido muito útil para você e seu projeto! Fique a vontade para comentar e compartilhar, se achar necessário. Adoraremos responder cada um de vocês aqui em baixo! o/

Agora, mão na massa. Mova-se!

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Bacharel em Design Gráfico pela Faculdade SATC (Criciúma/SC), 21 anos de idade e atuo há quase uma década na indústria gráfica. PhD em desmontar coisas, formas e objetos. Acredito que o caminho da felicidade é feito de aipim frito e suco de laranja (ainda vou provar isso!)

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