Inscreva-se para receber novidades em seu E-mail

Encuentro Latinoamericano de Diseño.

Eduardo Lourenço

21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

Olá, falaremos neste post sobre os três pilares que acreditamos serem necessários para construir congressos e conferências em geral, principalmente sobre design. Utilizaremos como exemplo o Encuentro Latinoamericano de Diseño que ocorreu na Argentina do dia 27 à 30  de Julho em Buenos Aires na universidade de Palermo. Caso queiram saber mais sobre o evento podem acessar sua página na web aqui, sua página no facebook aqui e conferir as fotos do evento aqui e aqui..

 

Capa interna post

Vocês devem ter visto este post na nossa página do facebook que postamos no dia 30 de julho, este já era o último dia de evento mas podem ter certeza que todo o percurso foi muito bem aproveitado e registrado.

Vamos começar do começo e para isso o primeiro dos três pilares que todo evento deve ser construído é a organização.

 

Organize-se.

Para um bom evento, seja ele de Design ou não, a organização é fundamental. Desde o começo do encontro percebi uma boa organização, o primeiro ato que o ingressante deveria fazer era se cadastrar no evento com todos seus dados pessoais, e somente então, os contatos da universidade começavam a acontecer, todos eles eram feitos via e-mail.

Uma coisa bem bacana que o evento disponibilizava era um cronograma com todas as palestras, seus horários e sedes. Após você acessar a lista poderia criar uma lista só sua com as palestras que você mais se identificava, depois era só imprimir ou salvar a lista com você e lá sabia exatamente para onde ir. Como existem três sedes da universidade e diversas salas em cada uma delas, poderia facilmente acontecer palestras paralelas a sua e com a lista em mãos você poderia se programar e saber que não poderia escolher palestras que começavam em seguida da que você acabou de assistir pois a próxima não era na mesma sede e você iria precisar de tempo pra chegar lá.

Uma das informações cadastradas era seu RG (documento brasileiro que é válido na Argentina) e no momento do check-in do evento havia a consulta, com seu documento pessoal em mãos para conferir seu dados. A partir disso, todos recebiam um crachá com seu nome + sobrenome e tinham a entrada liberada na universidade. Algo que achei bem legal pois trazia segurança para a galera que não era dali.

Dentro da universidade e durante os dias também havia bastante organização. A universidade era bem sinalizada e facilitava o acesso ás salas de suas palestras escolhidas.

 

Identidade.

Esse é o segundo pilar. Mesmo que o encontro que você esteja pensando em fazer, ou vá visitar não seja de design, ele precisa ter uma identidade visual própria. Essa necessidade se torna ainda maior caso seja um evento de design. Sim, nós designers somos mais chatos do que humanos normais, principalmente com coisas relacionadas ao nosso universo, então pense MUITO nisso.

A universidade tinha um logo bem legal para o encontro, que está logo abaixo.

logo-encuentro

Todos os materiais eram pensados e produzidos de acordo com a identidade como: cores, tipografia e tudo mais.

Se você esteja criando um evento e ele ainda não tem isso, pare de ler esse post e faça uma das duas coisas que vou citar aqui: Entre em contato com o escritório de design mais próximo de você, ou, envie um e-mail para oi@movadesign.com.br e pergunte se temos alguém para indicar a sua necessidade. Caso você só esteja indo para um evento e ele ainda não tem, faça uma sugestão com as duas dicas que citamos acima para o pessoal organizador.

Uma identidade é extremamente importante, pois identifica o congresso e gera uma série de associações para ele. Caso haja uma postagem, uma marcação ou alguém tenha que citar o evento, qualquer coisa, se houver a identidade tudo adicionará e direcionará ao evento.

 

Conteúdo

Se você não tiver conteúdo não irá a nenhum lugar. Se você está criando o evento, pense primeiramente em “O que o evento adicionará aos seus participantes”, se não de nada vale a criação do mesmo. Se você está indo para um evento pense “Que tipo de conteúdo esse evento me adicionará”. Claro que só por ser em um outro país, com outra língua e outra cultura o encontro já me adicionou conteúdos diferentes, mas não foi esse o principal.

No evento havia muita diversidade de conteúdo, já era perceptível isso no momento de seleção das palestras (que falei no pilar de organização). Assisti a palestras que falavam sobre sensações publicitárias onde haviam pessoas de 5 países diferentes na sala e umas sacadas bem legais sobre publicidade que nunca tinha escutado.

Uma palestra sobre os heróis da Marvel, nessa não fiquei até o fim porque não entendia tudo o que o palestrante falava e esse infelizmente é o preço de ir a um congressos no exterior, por mais que o espanhol seja “entendível” por nós brasileiros, no momento em que eles se empolgavam e começavam a “conversar” ao invés de “discursar” parecia que eu estava ouvindo a um jogo de futebol em narração espanhol.

A última palestra que assisti era a “Direccion de Publicaciones Cientificas” caso você queira curtir a apresentação clique aqui para fazer o download. Separei especialmente está para disponibilizar aqui no blog e mais abaixo vou explicar o porquê. A seguir uma foto do local da palestra e uma minha e das palestrantes.

Instalações do evento + foto das palestrantes

Separei esta em específico pois a palestra apresentava uma série de exemplos sobre projetos gráficos que os acadêmicos produziram junto aos seus orientadores, basicamente o nosso programa de bolsa de pesquisa do artigo 171 aqui do Brasil.

O mais interessante foi perceber como é diferente a forma em que o design se apresenta em diferentes países. Aqui no Brasil presenciamos bastante o valor do visual, em como o resultado final se apresenta, lá de acordo com os projetos que as palestrantes apresentaram, percebi que é mais importante o funcional do que o visual, o que não torna os projetos mais certos ou errado mas tudo depende de qual é o objetivo de cada projeto.

Façam o download, analisem e tirem suas próprias conclusões, só informando, a apresentação está no prezi então façam o download da pasta toda.

 

Resumão

Se for criar ou assistir a um evento, pense nesses três pontos: organização, identidade e conteúdo. Quanto ao evento “Encuentro Latinoamericano de Diseño” se houver a oportunidade de ir nos próximos, não perca, recomendo muito a experiência.

E ah, caso você vá para a Argentina e não sabia falar uma palavra em espanhol, não tem problema, isso são detalhes da viajem rsrs, mas grave somente essa – “enchufe”. Se você for, saberá o porque. clique aqui para saber o significado.

 

É isso ai raça! Curta, compartilhe, comente, tire sua dúvida, imprima o post, sei lá, faça algo, nós do MOVA ficaremos felizes com sua interação!

Até a próxima, grande abraço, PAZ!

Gostou do que leu?

Cadastre-se para receber novos conteúdos do Blog!


21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

© 2016 Mova Design. Todos os Direitos Reservados.

Top