Inscreva-se para receber novidades em seu E-mail

Let’s Elevate – Crítica sobre o livro

Wellington Knabbenn

Quase um anão de jardim, formado em Design Gráfico, trabalho com Web Design e Design Gráfico e tenho um pouquinho de conhecimento em Front-end e WordPress. Nas horas vagas tento ser pseudo ilustrador e fotógrafo, não vivo sem música, café e séries.

Últimos posts por Wellington Knabbenn (exibir todos)

foto-livro lets elevate ramon tessmann

Após a leitura do livro, resolvi compartilhar com vocês alguns pontos sobre minha visão geral e sobre assuntos que ele ressalta. É importante notar que o conteúdo aqui apresentado é apenas meu entendimento e visão pessoal sobre o livro, não explorando detalhadamente seu conteúdo.

Abaixo um pequeno resumo de minha visão geral sobre o livro Let’s Elevate.

Resumo e Visão sobre o Livro Let’s Elevate

Let’s Elevate, escrito por Ramon Tessmann, tem como objetivo revelar ferramentas e cases para poder auxiliar a vida de novos empreendedores, mas que também não deixa a desejar com os mais experientes, abordando assuntos que podem ser aplicados em diversos segmentos. Sua essência é fazer empreendedores “elevarem seu nível” com os ensinamentos da obra.

O livro começa com uma frase forte que diz que “Sucesso é uma decisão”. Em seus primeiros capítulos acabamos por conhecer um pouco da história e dos erros do autor durante sua jornada empreendedora, notamos que apesar de todos os erros cometidos, o sucesso surge como uma decisão, a decisão de não desistir.

Enquanto o autor conta sua história, também revela suas estratégias de sucesso e motiva o leitor a querer empreender cada vez mais, unindo ensinamentos e exemplos que tornam as coisas ainda mais fáceis de serem entendidas.

Após sua breve história, é hora de uma sequência de estratégias aplicadas na internet, no entanto, muitas delas podem ser adaptadas para negócios fora da internet, o que é muito interessante, pois você começa a assimilar diversos processos em sua mente, e começa a entender o empreendedorismo como um aglomerado de etapas simples que podem ser aprendidas e aplicadas em seu projeto.

Além de muito conteúdo técnico, o autor transmite ao leitor uma preocupação muito grande com causas sociais, o que torna o livro não somente um instrumento de conhecimento, mas um caminho para mobilizar os empresários a terem mais participação em causas sociais, ajudando assim, a qualidade de vida das pessoas carentes dentro e fora do Brasil.

Quando de fato ele começa seu conteúdo técnico você já aprendeu muito sobre amadurecimento empreendedor nas páginas anteriores. Sua primeira lição envolve objetivo, visão, estratégia e táticas para traçar um caminho de trabalho para seu projeto, o mesmo te instiga com dinâmicas que você executa utilizando lápis e papel enquanto lê o livro, fazendo com que você fixe e assimile o conhecimento adquirido até o momento de forma adequada.

O livro segue fazendo você conhecer suas habilidades e defeitos, citando grandes nomes do empreendedorismo como Steve Jobs, e destacando que é melhor construir do que copiar grandes nomes, isto porque, cada pessoa possui uma gama diferente de habilidades a serem exploradas ou moldadas.

citacao lets elevate

Ele também cita alguns pilares gerais que devem ser explorados a fim de aumentar suas habilidades e sucesso como empreendedor. E como designer, não posso deixar de compartilhar uma das partes mais legais do livro:

“Em meus negócios levo o design muito a serio. Sou muito exigente e isso trás bons frutos. Só uma observação: um bom design não é aquele cheio de cores, efeitos, detalhes com uma porção de informação. O Design apenas precisa ser claro e elegante. Ele deve comunicar sobre a empresa com clareza e elegância”

A forma de pensar das pessoas para chegar em seus objetivos é um outro ponto tocante neste livro, é muito citada a forma de crescer por meio das vias certas como:

  • Trabalho honesto;
  • Qualidade de produto;
  • Justiça e integridade;
  • Valorização de Qualidade em vez de Quantidade;
  • O erro da pressa e do imediatismo;
  • A distância de invejas e conflitos;
  • A prática do que se aprende;
  • E a mudança constante.

Neste ponto, você passa a perceber que a visão do autor sobre o empreendedorismo é a mesma que ele tem da vida, e se sua visão de vida não está de acordo com a sua visão de projeto, o mesmo não será executado.

A segmentação é um ponto muito abordado, como já citado antes é preferível qualidade em vez de quantidade, não se iluda querendo abraçar o mundo, crie seu nicho, seu foco, se aproxime de quem te dá o melhor resultado em seu negócio e envolva as pessoas chaves.

“Empresas que tentam atingir o mundo, geralmente acabam não acertando ninguém”

Precificação de produtos é outro ponto descrito, reduzir o preço do produto nem sempre é a sua melhor estratégia. Por que em vez de reduzir o preço do produto você não valoriza ele com uma melhor aparência ou qualidade?

As palavras também tem poder, e é assim que o autor se refere a elas. Para ele, as pessoas não costumam ler algo que aparenta não ter valor para elas, e por isso as palavras são extremamente importantes, principalmente as iniciais que costumam compor a head-line do seu projeto e serem responsáveis pela aceitação ou não do que você tem para oferecer.

Lembre-se sempre que seu cliente tem um problema, não ofereça o produto, ofereça a solução dos problemas com algo tangível.

Não viva de achismos, pensar e constatar são coisas muito diferentes. Muitos empreendedores pensam que conhecem seus clientes quando na verdade possuem apenas um conhecimento superficial, é essencial que verifique os fatos, teste, pesquise e encontre a verdade. Crie uma otimização em torno da realidade e não de achismos, números não mentem.

Valorize seu cliente, facilite a vida dele, são eles que mantém seu negócio, é mais fácil vender para um cliente que já é seu e que tem confiança no seu serviço, do que conquistar um novo cliente do zero.

E por último. Continue Elevando, não pare de aprender.
Let’s Elevate!

O Livro Let’s Elevate pode ser adquirido no site acessado no botão abaixo:

Quero saber mais sobre o livro

 

Conclusão

De um forma geral o livro satisfaz a leitura de pessoas com mentes empreendedoras. Ele demonstra um caminho inicial para uma carreira empreendedora de forma mais madura e segura, ele possui uma linguagem clara e didática, carregada de exemplos e casos reais que fazem o entendimento das técnicas apresentadas se tornarem ainda melhor.

Recomendo o livro para todos que tem em algum lugar uma veia empreendedora e a dúvida sobre como dar o primeiro passo no mercado do empreendedorismo digital, e também para aqueles que querem um motivo a mais para seguir em frente. O livro não é apenas uma lição de empreendedorismo, ele também ensina a viver.

Gostou do que leu?

Cadastre-se para receber novos conteúdos do Blog!


Quase um anão de jardim, formado em Design Gráfico, trabalho com Web Design e Design Gráfico e tenho um pouquinho de conhecimento em Front-end e WordPress. Nas horas vagas tento ser pseudo ilustrador e fotógrafo, não vivo sem música, café e séries.

© 2016 Mova Design. Todos os Direitos Reservados.

Top