Inscreva-se para receber novidades em seu E-mail

Qual o valor da sua hora de trabalho? Consegue responder rápido?

Eduardo Lourenço

21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

Se a sua resposta para a pergunta que está no título é “Ah, mas é claro que a minha hora de trabalho é R$ XX,XX. Quem não sabe a sua hora de trabalho??” ou algo parecido com isso, esse post não atingirá os valores do blog MOVA e não te adicionará muito conhecimento. ou pode mudar totalmente seu cálculo de hora de trabalho.

Masss se assim como eu (no começo de minha caminhada como designer), toda vez que alguém te pede um orçamento para um “jobzinho rápido”, ou perguntava qual o valor da sua hora de trabalho, você gagueja e diz:

É…. Faz assim, vou analisar o projeto e depois te passo o valor pode ser? 🙂Você

e logo ao término da conversa, pensa e não faz a mínima ideia do quanto cobrar para fazer o projeto, este post irá te ajudar muito em como calcular o valor da sua hora de trabalho e consequentemente o valor final do job.

 

Importante Lembrar

Antes de imergirmos iremos tomar como fato que você já sabe a quantidade de horas necessárias para desenvolver um determinado projeto, ou pelo menos estima um valor aproximado de horas/dias, podendo ter uma margem de erro para mais ou para menos, porém você já sabe algum valor.

Essa quantidade em horas que você deduz ser necessária, está relacionada às suas experiências em projetos anteriores. Vale ressaltar que é importantíssimo registrar a quantidade de tempo que você utiliza em cada projeto, assim perceberá uma constante e poderá calcular com maior precisão o valor final, sem que você perca dinheiro ou cobre a mais do seu cliente.

Exemplo rápido! Suponha que um cliente venha te pedir a criação de uma identidade visual, você irá calcular em um número Z de dias (se você calcula em horas e acha que uma identidade visual pode ser feita em 4 horas, bom, ou você é um gênio e o mundo ainda não te descobriu, ou você ainda não sabe fazer design. rsrs), pegará a quantidade “Z” de dias que definiu e multiplicará pela quantidade de horas que você acha necessário dedicar ao projeto por dia, porque você pode muito bem, e é normal, estar trabalhando com mais de um projeto simultaneamente, então definir quantas horas por dia para cada projeto é importante, e assim chegará a quantidade de horas trabalhadas para o projeto. Ficou confuso? a equação é bem simples e é a seguinte:

dias definidos para o projeto x horas trabalhadas por dia = total de horas do projeto.

Vamos ao que interessa!

Bom agora que já sabemos como calcular a quantidade de horas totais para um projeto vamos ao grande X da questão. Como calculo o meu valor de hora de trabalho? Antes eu responder a essa pergunta você já sabe PORQUÊ você deve calcular o valor do seu salário em horas? É simples (e bem óbvio na verdade), você precisa saber quanto deverá ganhar por hora para que assim, consiga pagar o montante total de todos os seus gastos, é uma relação de tempo investido vs valor recebido. Com o mapa todo desenvolvido, você conseguirá organizar as horas que você precisa trabalhar das horas que você pode dedicar a você mesmo.

Voltando a primeira pergunta “como calculo meu valor de hora de trabalho?”, existe um site muito bacana que o grupo de designers do entreoutros.com criou e inclusive o canal falafreela indicou, que serve para calcular a sua hora de trabalho, e essa ferramenta por si só já pode ajudar bastante você que está começando. O site consiste em você responder uma série de perguntas como “Quanto você quer ganhar por mês” e “Quantos dias você quer trabalhar” para assim chegar ao valor de sua hora. O maneiro é que no fim você consegue ver o porque de tudo, e o porque de o site demonstrar tal valor, tudo com base em valor de mercado como equipamentos que você deve investir, o local onde você irá trabalhar e impostos que você paga. O site é o minhahora.entreoutros.com e vale o clique. A carinha do site está abaixo.

minha hora_entre outros

Embora o site seja bem legal, ele é um pouco limitado, e você não consegue adicionar mais campos que talvez ache importante no seu orçamento. Como eu quero que você, que está lendo esse post, se aprofunde um pouco mais neste assunto, para ter bastante segurança no momento de dizer o valor de sua hora para o seu cliente, desenvolvi uma planilha que calcula o valor da sua hora de trabalho em relação aos seus gastos. Tomei como base uma do grande designer Walter Matos que é especializado em criação de identidade visual e tem uns trabalhos bem massa.

Se você já é acostumado a mexer no excel e em planilhas em geral, verá que é bem simples e fará o processo rapidinho, e se você é como eu e não domina o excel mas sai fuçando tudo até encontrar o que quer ou danificar tanto o arquivo que tem que fazer o download novamente, também será bem fácil, mas, independente de qual das opções resume você, explicarei cada um dos campos da planilha para ficar melhor entendido.

É importante você fazer o download da planilha e acompanhar no decorrer dos pontos que eu explico, se quiser pode ir preenchendo os valores e no final já verá o resultado. Ah! A tabela é dinâmica então no decorrer do preenchimento os valores já serão alterados sozinhos (cê ta pensando o que? aqui o bagulho é profissa!).

BAIXA A PLANILHA AÍ JHOW

 

Decifrando a Planillha

Primeiro vamos às colunas onde você obrigatoriamente deve preencher todos os campos, caso não, o cálculo não será efetuado.

colunas da planilha

colunas da tabela.

VALOR: Aqui você deve preencher com o custo total do determinado elemento.
A CADA TANTOS MESES: A cada quantos meses você deve pagar esse elemento? Por exemplo, a cada mês ou a cada semestre (6 meses)?
DURANTE TANTOS DIAS: Quantos dias por mês você irá trabalhar para pagar esse determinado elemento? Geralmente esse valor será 20, pois serão 5 dias por semana (de segunda a sexta), vezes 4 semanas, totalizando 20 dias por mês. Esse valor pode ser modificado, se você pretende trabalhar somente três dias na semana, então o valor que deve ser inserido na tabela será 12 (3 dias vezes 4 semanas = 12 dias/mês).
HORAS POR DIA: Quantas horas por dia você irá trabalhar? Geralmente a carga horária de trabalho é de 8hr/dia, porém se você acha que trabalhará somente no período da tarde, o valor deve ser substituído pelo correspondente. Importante lembrar que aqui não estamos segmentando por projeto, aqui é o TOTAL de horas que você irá trabalhar, independente se há um, dois ou 10 projetos.
TOTAL: Essa coluna você não deve preencher nem modificar, aqui será exibido o valor por hora que você deve ganhar para pagar o determinado item.

 

Um pouco mais profundo

Bom, com as informações acima você já conseguiria preencher a planilha facilmente, mas existem mais subdivisões na planilha para que o seu valor por hora fique bem assertivo.

As divisões são:

1. CUSTOS GERADOS POR PROJETOS
Aqui serão todos os elementos que você precisa para desenvolver os projetos. Dentro desse existem os CUSTOS FIXOS e a divisão do EQUIPAMENTO.

1.1 CUSTOS FIXOS
São todos os custos que você tem de pagar mensalmente ou em uma frequência alta, como por exemplo o valioso pacote de internet que você não vive sem.

1.2 EQUIPAMENTO
Nessa divisão você pode perceber que o valor da coluna “A CADA TANTOS MESES” é bem alto, isso porque você não troca sua câmera digital ou o seu computador desktop todo mês. (caraca isso seria bem bom hehe)

2. CUSTOS GERADOS POR VOCÊ
Bom aqui são todos os lanches, hotdog’s e pizzas que você come. Essas variáveis e valores não precisam estar na planilha se você não quiser, eles estão ali porque assim você saberá exatamente quando precisa ganhar por hora para manter a vida que você tem ou está projetando. As categorias que estão aqui dentro são como: Alimentação, lazer e suas roupas descoladas.

Ao término, será apresentado a você o valor total, que é o valor exato da sua hora, mas eu gosto de adicionar um valor de 10% para mais, isso porque o seu cliente pode dar a chorada básica, ou para que você consiga abastecer uma reserva de segurança caso algum cliente atrase o pagamento.

 

– Eduardo como eu adiciono ou retiro mais itens na planilha??? :B

inserir linha

PILADO! Clica com o botão direito em cima de uma linha (já adiciona na categoria correta pra ficar tudo organizado), depois vá em Inserir, como na imagem que está aqui em cima.

Para excluir é o mesmo processo, clique com o botão direito e vá em excluir > linha inteira.

Importante! Não exclua as linhas de Totais, elas fazem a soma e mostram o valor de sua hora.

 

Agora vamos calcular o valor final do projeto

Vocês irão perceber que no final da tabela que fizeram o download existe uma “mini” tabela, feita para calcular as horas totais de um determinado projeto e abaixo dessa mini tabela um campo mostrando o valor total dele. Se você preencheu tudo certinho o valor apresentado ali é o valor que você pode passar para seu cliente.

Sempre que houver um novo projeto só modifique a quantidade de horas na tabelinha das horas e o valor final será apresentado a você, caso você precise adicionar algum campo (um gasto a mais que surgiu)  adicione nas categorias de gastos fixos, ou às que ela pertence, e o valor do job será atualizado automaticamente.

É isso ai raça! Espero que esse post ajude você a calcular sua hora de trabalho e auxilie nos seus futuros projetos.
Curta, compartilhe, comente, tire sua dúvida, imprima o post, sei lá, faça algo, nós do MOVA ficaremos felizes com sua interação!
Até a próxima, abraço!

Referências: Entre outrosfala freelaminha horaWalter Matos.

Gostou do que leu?

Cadastre-se para receber novos conteúdos do Blog!


21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

© 2016 Mova Design. Todos os Direitos Reservados.

Top