Inscreva-se para receber novidades em seu E-mail

Tendência vs Modismo, você sabe a diferença?

Eduardo Lourenço

21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

Há algum tempo se tem denominado o termo “tendência” em inúmeras situações onde na verdade não se passa de um modismo, entenda nesse post o que é tendência e o que é modismo, para você parar de falar esses termos e deixar as pessoas que sabem o real significado irritadas, ou não, não leia e continue falando errado.

 

Começando do começo.

É necessário deixar bem claro que a linha onde termina e começa uma tendência ou modismo é bem tênue e é necessário também pesquisar cada um dos movimentos isolados para entender em qual categoria ele se encaixa.

 

Definindo modismo

De acordo com o meu brother Aurélio “modismo” significa:

“Modo de expressar-se típico de certas pessoas, ou de certas localidades vigentes à margem da língua-padrão, sem ser gíria nem regionalismo; Sinônimo: idiotismo.”

Sabe aqueles adesivos colados atrás dos carros que mostram a linda família do humano e demonstram quão grande é a sua disposição em fazer filhos ou não, bem, se você pensou que pelo fato de reparar aquilo na maioria dos carros isso seria uma tendência, você estava errado, este é um exemplo clássico de modismo.

Como disse o dicionário, modismo está relacionado a certas localidades ou regiões e a cultura da tal localidade ou região, normalmente são baseados em gostos e hábitos que ganham notoriedade momentânea, por isso os adesivos de família atrás de carro não são uma tendência, “mas eduardo, eu vi esse adesivo em outro país”, ok, você pode até ter visto, mas não viu em TODOS os países ;).

 

Definindo tendência

Agora sim entramos na maravilhosa ou monstruosa tendência, por definição do Aurélio a palavra significa:

“Ação, força pela qual um corpo é levado a mover-se em direção a alguma coisa: tendência dos corpos para a terra; Sinônimo:  aptidão, capacidade, habilidade, inclinação, propensão. ”

A tendência pode ser algo que irá fazer com que o seu projeto seja extremamente certeiro ou fazer com que ele “morra na praia”, às vezes nem percebemos que estamos seguindo uma tendência, simplesmente desenvolvemos ela em nossos projetos.

Uma tendência real e que todos podemos perceber facilmente é o novo modelo digital de negócios que está surgindo nessa década. Utilizando de outras tendências e modismos como o flat design, sites responsivos, tecnologias parallax, etc… Os sites e conteúdos digitais estão cada vez mais caminhando para o facilitamento de acesso no campo mobile.

Para uma tendência, ser caracterizada como tal, o seu exponencial de crescimento deve ser mantido inerte, igual ou superior durante 5 anos no mercado e não somente na sua região de atuação, ela deve estar sendo aplicada em diferentes partes do mundo/universo e você deve perceber nitidamente que o seu público tem sentido aptidão ao movimento.

 

Resumão

Em resumo a diferença entre tendência e modismo está na proporção x tempo que o movimento tem e dura, se daqui 5 anos vocês verem pessoas da sua cidade colando adesivos de suas famílias em seus carros e verem pessoas diferentes em Xangai na China também colando adesivos em seus carros, comente nesse post e nos informe que o movimento agora é uma tendência!

 

Fonte(s):Sociedade de Negócios, Bem Paraná, Dícionário

 

 

Gostou do que leu?

Cadastre-se para receber novos conteúdos do Blog!


21 anos, co-fundador do MOVA design, técnico em comunicação visual, formado em design gráfico, metódico, racional e curioso. Um pseudo-músico, pseudo-nerd, e atualmente amante do Marketing Digital. Mova-se!

© 2016 Mova Design. Todos os Direitos Reservados.

Top